top of page

UCRÂNIA É EUROPA (É?)

Atualizado: 13 de dez. de 2022

Você sabe se a Ucrânia é parte da Europa? E se a União Europeia é um território homogêneo?


clique na imagem para assistir o vídeo completo

Oleksandr DOVJENKO, Terra (Zemlia/Земля) 1930, VUFKU, Kyiv, Ucrânia

 

Para refletirmos sobre essas questões, bastante significativas no contexto do conflito armado em território ucraniano, selecionamos alguns trechos do nosso livro ENSAIOS SOBRE A GUERRA Rússia Ucrânia em que a professora Svetlana Ruseishvili discorre, entre outras coisas, sobre a integração da Ucrânia na União Europeia.


Afinal, a Ucrânia é ou não é Europa?


Conforme a professora Ruseishvili expõe, "o desejo da Ucrânia de ser admitida na comunidade de nações europeias parece estar no cerne das preocupações do governo de Zelensky e reflete o anseio popular desde o Euromaidan. Por parte da Europa, era preciso uma invasão russa para que o apelo ucraniano pudesse ter sido considerado. Se para a Ucrânia a integração à Europa parece representar uma (única) alternativa ao projeto chauvinista da autocracia russa, para a União Europeia a entrada da Ucrânia nunca foi um fato consumado. A guerra, na realidade, colocou a comunidade europeia diante de um ultimato, simplificado no limite da fórmula “civilização ou barbárie”: não aceitar a Ucrânia significa sacrificá-la ao expansionismo russo. Em junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou a candidatura ucraniana para ingresso no bloco. Porém, seria ingênuo pensar que a Ucrânia se integrará em pé de igualdade ao Ocidente, quando, nas palavras de Teodor Shanin (2017, p. 345), 'América do Norte é Europa e a Bulgária, não.


A União Europeia não é um território homogêneo. Desde a última expansão do bloco ao Leste, em 2004, as desigualdades econômicas e sociais aumentaram dramaticamente. Alguns autores chegaram a constatar certo “pânico moral”, provocado por estereótipos e preconceitos dos países “antigos” (alemães e latinos) em relação aos “recém-chegados”, e que se manifestava no tratamento subordinado dado aos novos países-membros (UDOVIC; PODGORNIK, 2016, p. 117).


Economicamente, o Leste Europeu é a região menos desenvolvida do continente. Antes da guerra, por exemplo, a Ucrânia era o país europeu com menor PIB per capita. A destruição da economia ucraniana pela guerra aprofundou a crise. Em abril de 2022, o Ministério das Finanças ucraniano já estimou uma queda no PIB de 35 a 50%. A concentração dos refugiados ucranianos justamente nos países da Europa do Leste desafia ainda mais as economias desses países. É preciso considerar também que a esmagadora maioria dos refugiados são mulheres com filhos, idosos e pessoas com deficiência que dependem de serviços públicos de cuidados, reduzidos pelas décadas de políticas neoliberais na região."(RUSEISHVILI, Svetlana)


Oleksandr DOVJENKO, Terra (Zemlia/Земля) 1930, VUFKU, Kyiv, Ucrânia

 

Svetlana Ruseishvili, professora no Departamento de Sociologia e no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Sociologia pela USP, mestre em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e graduada em Sociologia pela Universidade Estatal de Moscou Lomonossov. Em suas pesquisas investiga regimes globais da mobilidade internacional históricos e contemporâneos, com foco nas migrações do Império Russo, URSS e os países pós-soviéticos.


[Esse post faz parte da série "VOCÊ SABIA...?", que traz perguntas e respostas dos autores que participam do livro.]

 

Isso e muito mais você encontrará em nosso livro ENSAIOS SOBRE A GUERRA Rússia Ucrânia. Uma discussão fundamental para pensar o trágico conflito no Leste Europeu que coloca em risco a já precária "paz mundial".


Nosso livro, organizado por Bruno Gomide e Neide Jallageas, reúne ensaios teóricos de pesquisadores do Brasil e do exterior que se dedicam, há tempos, a estudar o mundo eslavo e, em particular da Rússia.


Conheça o projeto. Conheça os autores.


SEU APOIO É VITAL

A Kinoruss não é financiada por nenhuma instituição, empresarial ou governamental. Privilegiando um nicho de publicações pouco comerciais, faz uso do financiamento coletivo para realizar seus projetos e fazer com que os livros cheguem até você.


Por isso, o seu apoio e o apoio de todas as pessoas que conhecem e respeitam nosso trabalho, por meio dos financiamentos coletivos e pré-vendas de nossos livros É FUNDAMENTAL para que continuemos nosso trabalho. Você apoia nossas publicações e recebe a publicação apoiada quando ela sair da gráfica.


Para conhecer este projeto de financiamento coletivo do livro ENSAIOS SOBRE A GUERRA Rússia Ucrânia clique na imagem abaixo.



 

OLEKSANDR PIETRÓVITCH DOVJENKO, diretor do filme Terra (Zemlia/Земля) cujo frame selecionamos para abrir esse vídeo, foi um dos mais inovadores dos cineastas revolucionários soviéticos, Nasceu em 10 de setembro de 1894, em Sosnytsya, Ucrânia e faleceu em 25 de novembro de 1956, em Peredelkino, Rússia.


O filme Terra retrata os primeiros anos da coletivização na Ucrânia soviética, ao mesmo tempo que traz fortes elementos da cultura ucraniana, com destaque para a conexão profunda do povo com a terra.

 

A obra do cineasta Andrei Tarkóvski traz profundas conexões com o cinema de Oleksandr Dovjenko.


Você conhece Tarkóvski?


Já leu o que temos publicado sobre esse grande mestre? Veja abaixo:



Em nossa loja, você encontra o livro físico e digital.

Edição comemorativa dos 90 anos de Tarkóvski

 

Visite nosso canal no YOUTUBE. Lá você encontra esse e outros vídeos.








49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page