Coleção Arte e Pensamento Russo: Forma, Cor e SENSAÇÃO + PIRANESI ou a fluidez das formas + Arte e PANGEOMETRIA
Forma, Cor e SENSAÇÃO
Texto vital de Kazimir Maliévitch, que sintetiza seu pensamento sobre a História e a Teoria da Arte, FORMA, COR E SENSAÇÃO foi escrito em 1928 e publicado na mais revolucionária revista de arquitetura das vanguardas soviéticas, a ARQUITETURA MODERNA número 5, a convite do construtivista russo Aleksei Gan, editor da revista.Kazimir Maliévitch, aos 49 anos, já havia realizado sua mais inquietante produção: cenários, figurinos, desenho, pintura, cerâmica, arquitetura, pedagogia e teoria da arte.
Curto, porém profundo, o texto demonstra o pensamento refinado do mestre sobre a história e a teoria da arte, trazendo, ainda, os principais fundamentos do Suprematismo.
Imprescindível para quem se dedica à arte, à arquitetura e ao design, mas também para quem pesquisa a cultura russa desse período ou no geral.
Aos russistas e também para quem estuda teoria e/ou semiótica da imagem, vale observar que Maliévitch aborda a História e a Teoria da Arte na perspectiva dialógica do fazer artístico, compreendendo que este implica em seu processo a presença do espectador, pressuposto caro aos teóricos russos do período, tais como Mikhail Bakhtin, Viktor Chklóvski e Serguei Eisenstein.
Os volumes da Coleção Arte e Pensamento Russo destacam-se pela potência dos textos escolhidos, cuja inflexão teórica repercute na criação artística contemporânea e constituem exemplares preciosos do pensamento de quem os assina.
PIRANESI ou a fluidez das formas
Sob o olhar investigativo de Eisenstein, dirigido às estratégias de construção da imagem, nasce um dos textos mais sagazes sobre a percepção do espectador diante da "montagem"de planos concebidos por Piranesi. Mais uma vez, Eisenstein pensa cinema por meio de outras expressões artísticas, aproximando suas reflexões das proposições de seus contemporâneos, como as do teólogo Pável Floriênski, e do pintor Kasímir Maliévitch.Veja o book trailer
Arte e PANGEOMETRIA
Arte e PANGEOMETRIA é assinado por um dos mais relevantes e poliédricos artistas das vanguardas russas e soviéticas, reconhecido como um embaixador dos feitos revolucionários de seus colegas soviéticos por toda a Europa. Talvez por isso, seja também o que mais tenha exercido influência na evolução posterior em diversos âmbitos do design, das linguagens artísticas e da comunicação audiovisual: Lázar Márkovitch Lissítski, ou, como se tornou mundialmente conhecido, El Lissítski.
Neste texto, publicado originalmente na revista Europa-Almanach em 1925, Lissítski explora a infinita diversidade do efeito que se pode atingir por meio da figuração do espaço imaginário a fim de explorar uma série de propriedades da nossa capacidade visual.
Arte e PANGEOMETRIA dialoga diretamente com abordagens críticas de grandes nomes da arte e do pensamento russo e soviético já publicados no Brasil. Entre eles, destacam-se figuras como Kazimir Maliévitch, Nikolai Púnin, Aleksei Gan, Serguei Eisenstein (publicados pela Kinoruss) e Pável Floriênski (Editora 34). Esses autores exploraram exaustivamente a percepção e a representação do espaço na arte, entendendo-as como elementos fundamentais para a construção de uma visão de mundo. Seja desafiando convenções ou propondo novas formas de interpretação, suas obras nos convidam a refletir sobre como compreendemos os fenômenos que nos cercam. Arte e PANGEOMETRIA se insere nesse legado das vanguardas, propondo uma reflexão atual e instigante sobre o tema.
Coleção Arte e Pensamento Russo
Arte e PANGEOMETRIA
Autor: El Lissítski
Coleção: Arte e Pensamento Russo
Volume: 3
Tradução: Priscila Marques
Número de páginas: 80
Ano: 2025
Edição: 1a.
ISBN: 978-65-984939-1-2
Formato: 10x17
Peso: 90g
FORMA, COR E SENSAÇÃOAutor: Kazimir Maliévitch
Coleção: Arte e Pensamento Russo
Volume: 2
Tradução: Letícia Mei
Número de páginas: 80
Ano: 2021 | 1a. reimpressão, 2025
Edição: 1a.
ISBN: 978-65-992062-1-4
Formato: 10x17
Peso: 70g
PIRANESI, OU A FLUIDEZ DAS FORMASAutor: Serguei Eisenstein
Coleção: Arte e Pensamento Russo
Volume: 1
Tradução: Neide Jallageas
Número de páginas: 64
Ano: 2016
Edição: 1a. | 2a. reimpressão, 2025.
ISBN: 978-85-69360-01-8
Formato: 10x17
Peso: 70g