top of page

Tarkóvski: montador e profeta?

Em comemoração aos 90 anos de Tarkóvski, selecionamos alguns trechos do livro Panorama Tarkóvski dos capítulos "A arqueologia de Soliaris" e "Andrei Tarkóvski: A economia do plano sequência".


"Tarkóvski é um dos poucos diretores que conseguiu ressaltar ao máximo a sempre debilitada e abatida economia de Héstia, no mundo contemporâneo, onde as coisas-imagens não estão sujeitas a um processo de troca, simbolização, interpretação, mas se manifestam, graças à própria matéria cinematográfica, cujo componente principal é capturar dentro do quadro o redundante, o desnecessário, a própria vida em uma apresentação e representação que não são sentidas como necessárias." (ARONSON, Oleg)



"O que vemos à nossa frente não é a versão do diretor completa, mas, sim, um rascunho. Não se pode dizer que nela está expressa a visão do autor, já que não é tão diferente da versão distribuída. No entanto contém prolixidades, sequências mal dubladas ou redundantes em termos de drama, algumas definições inexatas de gênero e ritmo de edição incorreto. Tarkósvki, posteriormente, após a aprovação do filme, o purificou de muitos desses defeitos, durante o processo de "polimento"da versão final. De fato, Goskinó tentou censurar o filme, mas, devido a algumas circunstâncias um tanto peculiares, as quais detalharei adiante, ele foi aprovado com mínimas correções." (SALINSKI, Dmitri)


Panorama Tarkóvski está disponível nos formatos impresso e digital:



Para saber onde encontrar o e-book do Panorama Tarkóvski, clique aqui





39 visualizações0 comentário
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page