top of page

Mostra de Cinema | OCUPAÇÃO RUSSA

Atualizado: 3 de jun. de 2022

7 de agosto | 18h

Auditório da Biblioteca Mário de Andrade (3. Andar) Rua da Consolação, 94 | República | tel. 3775-0002

(Metrô Anhangabaú ou República)

Arca Russa (Russki Kovcheg). Aleksandr Sokúrov, 2002. Rússia, Alemanha, Canadá e Finlândia, 96 min.

Arca Russa, de Aleksandr Sokúrov, é um filme realizado por meio de uma câmara que, ininterruptamente, é conduzida pelo hábil fotógrafo alemão Tilman Büttner, que se move pelos inúmeros corredores e salas do Museu Hermitage de São Petersburgo.

É uma obra de arte impressionante, uma proeza técnica sem precedentes na Historia do Cinema que é também poesia cinematográfica de primeira grandeza.

A câmera de Sokúrov desliza, adentrando 33 salas do Hermitage, movendo-se no interior e fora das galerias reluzentes como catedrais, salões opulentos, corredores sombrios e salas de trabalho. São três séculos de história da Rússia e da melhor arte europeia compactados em uma única filmagem, sem cortes, em 96 minutos.

Neste percurso onírico, um cineasta contemporâneo, invisível (cuja voz off é de Sokúrov) dialoga com um personagem histórico, o diplomata e escritor francês que viu no Século XIX, Marquês de Custine (Sergey Dreiden), que conduz o espectador às grandes telas de El Greco, Rembrandt, Van Dyck, Rubens e outros tesouros do Hermitage.

Ao mesmo tempo, como que diante de um pesadelo histórico, surgem lampejos da história russa: Pedro, o Grande em momentos de fúria; o último Tzar da Rússia, Nicolau II, jantando com sua família antes da Revolução de 1917 e, em outra sequência, recebendo emissários da Pérsia; e Catarina, a Grande assistindo a uma ópera e, de súbito, corre rapidamente em busca de um banheiro - e Catarina, mais velha, vagando em um jardim coberto de neve em uma magnífica e poética cena. E, já no Século XX, o diretor do museu sussurrando a necessidade de fazer reparos durante o governo de Iósif Stálin; e um desesperado morador de Leningrado fazendo o seu próprio caixão durante o cerco da cidade pelos nazistas que tentaram, por 900 dias, invadir a cidade, ferrenhamente defendida pelos russos durante a Segunda Guerra Mundial.

Trata-se dem filme extraordinário, que, como o próprio museu, capta e mostra três séculos de cultura e história russa em toda a sua beleza, confusão, terror e majestade.

Confira a programação completa: www.kinoruss.com.br

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page